Considerações Finais

A partir do tema “A contabilidade no século XXI”, aqui se propôs uma análise da Auditoria Contábil, dentre as varias áreas de auditoria como financeira, comercial, industrial e outras, em que se buscou demonstrar quais os recursos que uma determinada organização obtém com o auxílio da auditoria interna para evitar prejuízos irrecuperáveis e conseguir recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas, para que identifiquem sua ligação com controles internos e controles contábeis.
Dessa forma, tomou-se como objeto de estudo a Auditoria Contábil Interna, no Contexto das Novas Tendências da Contabilidade, no intuito de conhecer melhor as atividades desenvolvidas, dentro das empresas e em determinadas situações, partindo-se da seguinte pergunta: Qual a finalidade da Auditoria Interna?
Buscando respondê-la por meio de pesquisa Bibliográfica, entrevistas e análise descritiva das informações, pode-se dizer que a Auditoria interna consiste em um departamento vinculado à mais alta Administração das Empresas, cujo objetivo primordial é acompanhar os negócios da empresa, de forma permanente, com equipe de Auditores voltados exclusivamente aos trabalhos dessa organização. O trabalho do auditor que, nos primórdios do século XIX era complicado e difícil, toma impulso com o capitalismo, pois as empresas eram obrigadas a utilizar os seus serviços, devido às transações nas bolsas de valores.
Após o surgimento da informatização, tal tecnologia também contribuiu para o trabalho do auditor. Os trabalhos puderam ser feitos com muito mais clareza e acervo, ficando mais confiáveis.
Também, houve melhora na comunicação entre auditor e empresa e com a comunicação melhorada houve mais rapidez nos trabalhos realizados pelo auditor, e melhor comprovação de certos fatos como uma a simples reuniões de equipes de trabalho que é importante para obtenção das informações necessárias ao acompanhamento dos objetivos operacionais, de informação e de conformidade.
Entretanto, em função dos inúmeros escândalos promovidos pelas falhas de empresas de auditoria, a confiabilidade nos trabalhos do auditor foi abalada e levará algum tempo para a reconquista da confiança do mercado, ainda que o auditor seja, de fato, um aliado para o crescimento das organizações e é a maioria quem trabalha dignamente, mostram a integridade e importância dos auditores. A tecnologia, nesse contexto, também contribui para o reconhecimento e valorização dos serviços, trazendo novas técnicas e especialidades e dão maior segurança e eficácia aos resultados da auditoria.
Sem dúvida, sua importância incide sobre as duas partes: a auditoria mesma e a empresa. Ambas intrinsecamente unidas impossibilitam a ocorrência de algo que vá denegrir a imagem da organização no mercado ou da própria auditoria, pois os dois papéis se complementam e legitimam esse processo.
A realização de cursos para os colaboradores, dentro das organizações e o  incentivo para o aprendizado da importância da auditoria  aliados ao uso da informatização contribui significativamente para a ausência de ocorrência de desvios. Assim,a noção geral dos benefícios aportados pela auditoria como um bom controle interno, nas informações prestadas aos gerentes, tenderá a crescer.
O melhor caminho para o crescimento de uma organização é o bom controle de suas ações, com pessoas capacitadas a exercer uma auditoria e provar que as informações prestadas pelas empresas em seu trabalho interno são confiáveis.
Portanto, qual a finalidade da auditoria interna? Ora, justamente auxiliar as organizações nas contestações de fatos inerentes dentro de cada empresa em específico, fomentando a comprovação, junto aos gerentes, dos fatos apresentados. Se a Contabilidade é nada mais que escrituração dos fatos ocorridos, a auditoria tem como trabalho verificar a veracidade dos fatos registrados. Conseqüentemente, a profissão de auditor crescente no mercado, dará às empresas a consciência necessária sobre a necessidade da auditoria interna, para que elas possam ser geridas com mais tranqüilidade e com base em escriturações dignas de crédito.