Análise de Dados

Em questionário enviado via correio-e a Fernanda Martins Souza e José Carlos Sobrenome, auditores, em 12 de abril de 2011, a fim de conhecer opinião sobre A Contabilidade no Século XXI: Auditoria Contábil Interna no Contexto das Novas Tendências da Contabilidade, perguntou-se como era a auditoria antes da informatização e apurou-se que, anteriormente todas as análises realizadas pela auditoria eram registradas em formulários-padrão impressos, manualmente, o que demandava muito tempo, quando da formalização do trabalho.
Diante dessas respostas, pode-se dizer que realmente o trabalho do auditor era bem complicado e difícil. A auditoria começa a suas atividades no ramo da contabilidade no século XIX e só tomou mais impulso com o capitalismo. O programa criado nos Estados Unidos, o Security and Exchange Comission, em 1934, deu grande estímulo, pois as empresas que faziam suas transações nas bolsas de valores eram obrigadas a utilizar os serviços de auditoria, quando, sim, começou, realmente, o uso dos formulários-padrão e que demandavam muito tempo aos auditores.
Sobre como a tecnologia contribuiu para o trabalho do auditor, verificou-se que, o número de horas gastas na formalização dos trabalhos realizados reduziu significativamente. Além disso, como os auditores trabalham com uma infinidade de dados, a informática facilita a velocidade para prestar informação valiosa à gerência e ao companheiro de trabalho.
Diante disso, vale ressaltar que os trabalhos puderam ser feitos com muito mais clareza, com muito acervo, e, assim, ficaram muito mais confiáveis, pois os resultados eram mostrados em tempo hábil.
Sobre quais foram os pontos positivos e negativos, após o surgimento da informatização para a contabilidade e a auditoria, apuraram-se como aspectos positivos a redução do número de horas, a legibilidade da escrita, a facilitação do recálculo de valores e a organização dos papéis de trabalho. Além disso, houve agilidade no fechamento dos números contábeis. Como fator negativo, apurou-se o envolvimento de especialistas em Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de programas e a sua manutenção, o que contribuiu para o aumento dos custos.
Também, verificou-se que o auditor, além de conhecer os efeitos que determinado recurso tecnológico traz para o desenvolvimento da empresa, precisaria ser capaz de avaliar como o sistema chega aos valores apresentados, para saber se está de acordo com os princípios contábeis e com as normas da auditoria. Isso como elemento negativo.
Esses aspectos merecem algumas considerações. Primeiro, se por um lado o custo das empresas aumentou com o surgimento de mais mão-de-obra sobre a tecnologia da informação, devemos levar em conta que houve também mais empregos, movimentando ainda mais a economia do Brasil e ajudando o desenvolvimento das organizações.
Quis-se saber, se, após a informatização, houve alguma melhora na comunicação entre o auditor e a empresa e para 68% dos respondentes a informatização facilitou a comunicação, pois além do uso do telefone há também o acesso ao e-mail. Além disso, possibilitou o registro das conversas e a comprovação das informações fornecidas. Outros 32% acreditam que a comunicação melhorou bastante, principalmente, porque é muito importante para o desenvolvimento do trabalho do auditor, conforme se vê no gráfico abaixo.
 
 Gráfico 1: Melhoria da Comunicação com a Tecnologia
Nesse sentido, pode falar que com a comunicação melhorada houve mais veracidade e rapidez nos trabalhos realizados pelo auditor, e com os e-mails ficou muito mais fácil a comprovação de certos fatos. Não sem razão esta é a opinião de 68% dos respondentes.
Sobre se as empresas valorizam o trabalho do auditor, apurou-se que, em função dos inúmeros escândalos promovidos pelas falhas de empresas de auditoria externa, a confiabilidade nos trabalhos do auditor está abalada e levará tempo para a reconquista da confiança do mercado. Entretanto, como o auditor é um aliado para o crescimento da empresa, deveriam valorizá-lo mais.
De fato, não podemos julgar a todos pelo erro de alguns. Existem os que querem fraudar os fatos, mais existem muito mais pessoas que trabalham dignamente e mostram a importância e integridade dos auditores. Por isso mesmo, acredita-se que seu reconhecimento logo virá à tona, e serão mais valorizados.
Perguntou-se, ainda, de que forma a tecnologia poderia contribuir ainda mais para o trabalho do auditor e 50% acham que a contribuição já foi dada e não consigo pensar em outra forma. Já 50% acreditam que como a informática falha também; seria mais fácil se pudéssemos confiar plenamente nos dados sem precisar conferir resultados. Vejamos.

Gráfico 2:  A Tecnologia Pode Acrescentar mais para o Trabalho do Auditor
Percebe-se, conforme os dados acima, que a população se encontra dividida entre as contribuições que a tecnologia pode acrescentar ao processo de auditoria e os “prejuízos”.Muitos acham que nada mais poderá ser acrescentado; em contrapartida, outros muitos crêem que ainda há contribuições a serem dadas por este avanço. Ora, a tecnologia nesse contexto contribuirá, sim, para os serviços, pois vem só a crescer, trazendo novas técnicas e especialidades, no contexto dos avanços tecnológicos.
Apurou-se, também, que seria praticamente impossível, hoje em dia, um auditor executar seu trabalho sem a informática, pois o cliente não estaria disposto a pagar pelas horas a mais despendidas na execução dos trabalhos. Entretanto, existe posição contrária, pois de acordo com 47% dos respondentes seria difícil, mas não impossível. Veja-se GRÁF. 3:

Gráfico 3: Possibilidade de se Executar o Trabalho do Auditor sem a Informática
Os dados acima apontam que a grande maioria não aposta na reclusão da informatização, e, como vimos, que com certeza não seria capaz de se realizar um trabalho tão eficaz sem a tecnologia de hoje em dia.
Enfim, sobre qual a importância da auditoria para as empresas (GRÁF. 4), verificou-se que, no caso da auditoria interna, seria garantir a confiabilidade dos controles internos das empresas auditadas. Já, no caso da auditoria externa, garantir para os investidores que os números contábeis registrados sejam fidedignos, além de se considerar que a auditoria em geral é importante para prevenir e combater os erros e fraudes.
 
Gráfico 4: Auditoria Externa versus Interna
Pode-se dizer que as duas partes se adaptam e necessitam uma da outra, com ambas intrinsecamente unidas é quase impossível que ocorra algo que vá denegrir a imagem de uma empresa no mercado, pois os dois papéis se complementam e são importantes nesse processo.
Em sondagem eletrônica publicada no endereço <http://u.contabil2011.blogspot.com> do Google, com o intuito de conhecer a opinião dos cidadãos sobre a auditoria interna,  solicitamos resposta para alguns questionamentos.
De um universo de 100  respondentes, 35% afirmam ter algum conhecimento Auditoria Contábil Interna, contra a imensa maioria de  65%. Vejamos o gráfico abaixo:

Gráfico 5: Conhecimentos Sobre Auditoria Interna
A empresa onde trabalham 85% dos respondentes já passou por auditoria. Apenas 15% informaram que não. Veja-se:
Gráfico 6: Pessoas que já Passaram por Auditoria
Diante disso, seria mais viável a aplicação de cursos para os colaboradores, dentro das organizações, com incentivo aos funcionários para o aprendizado da importância de uma auditoria. Como se vê, a auditoria vem crescendo em importância nas empresas e, dentro de algum tempo, todas se enquadrarão e se conscientizarão quanto aos aspectos de exigência e relevância de uma auditoria.
Conforme gráfico 7, imediatamente abaixo, 25% conhecem as penalidades por agirem fora dos procedimentos estipulados pela auditoria que o profissional ou a empresa onde atua estão sujeitos ao serem auditados. A grande maioria -75% - não possui qualquer conhecimento a respeito.
Gráfico 7: Conhecimento das Penalidades da Auditoria
Vale ressaltar que se poucas pessoas têm conhecimento sobre a auditoria, seguramente não têm os conhecimentos sobre as penalidades cabíveis. Entretanto, com a implantação da auditoria, 60% acreditam que falhas nos resultados finais poderiam ser minimizadas, contra 40% que não (cf.: GRÁF. 8).
Gráfico 8: Minimizar Falhas no Processo de Auditoria
A respeito dos benefícios que a informatização trouxe para a auditoria (GRÁF. 9), 73% dos respondentes confirmam a afirmação, mas 27% ainda dizem não acreditar em benefícios aportados pela tecnologia.
Gráfico 9: Confirmação de que a Auditoria é o Melhor Caminho
Os dados anteriores denotam que ainda existe um grande numero de pessoas que não confia na informatização e acredita que os erros podem permanecer, devido ao manuseio do sistema por seres humanos, passiveis de cometer erros. Porém, treinamento adequado leva a desempenho eficiente e não é isso que deixará que a informatização cada vez mais minimize a ocorrência de desvios.
Nesse contexto, a imensa maioria de 83% de respostas consegue enxergar os benefícios que a auditoria, respaldada pela tecnologia, pode trazer para uma empresa, contra apenas 17% de opositores (GRÁF. 10).
Gráfico 10: Benefícios da Auditoria nas Empresas
Conforme tais dados percebe-se a noção geral dos benefícios aportados pela auditoria como um bom controle interno, nas informações prestadas aos gerentes. A maioria dos entrevistados entende que o melhor caminho para o crescimento de uma organização é o bom controle de suas ações, com pessoas capacitadas a exercer uma auditoria e, assim, provar que as informações prestadas pelas empresas e seu trabalho interno são fidedignos.