Coleta de Dados

Questionário Estruturado – enviado via correio-e a Fernanda Martins Souza e José Carlos Figueiredo,  Auditores Contábeis, em 12 de Abril de 2011.
A fim de conhecer sua opinião sobre A Contabilidade no Século XXI: Auditoria Contábil Interna no Contexto das Novas Tendências da Contabilidade, informe seu ponto de vista em relação aos sistemas de controle interno da auditoria. Não deixe de responder. Sua opinião é muito importante.
Respondente 1: Fernanda Martins Souza, Auditora Contábil.
         Respondente 2: José Carlos Figueiredo, Auditor Contábil.

1.      Como era a auditoria antes da informatização?
Respondente 1: Anteriormente todas as análises realizadas pela auditoria eram registradas em formulários-padrão impressos, o que demandava muito tempo, quando da formalização do trabalho.
Respondente 2: O trabalho era mais lento, era feito tudo manualmente.
2.      Como a tecnologia contribuiu para o trabalho do auditor?
Respondente 1: Com a tecnologia, o número de horas gastas na formalização dos trabalhos realizados reduziu significativamente.
Respondente 2: Trabalhamos com uma infinidade de dados, assim, a informática facilita a velocidade para prestar informação valiosa à gerência e ao companheiro de trabalho.
3.      Quais foram os pontos positivos e negativos, após o surgimento da informatização para a contabilidade e a auditoria?
Respondente 1: Pontos positivos: Redução do número de horas, legibilidade da escrita, facilitou o recálculo de valores e a organização dos papéis de trabalho. Além disso, para a contabilidade houve agilidade no fechamento dos números contábeis. Ponto negativo: Necessário o envolvimento de especialistas em Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de programas e a manutenção destes, o que contribuiu para o aumento dos custos.
Respondente 2: O auditor, além de conhecer os efeitos que determinado recurso tecnológico traz para o desenvolvimento da empresa, precisa ser capaz de avaliar como o sistema chega aos valores apresentados, para saber se está de acordo com os princípios contábeis e com as normas da auditoria.
4.    Após a informatização, houve alguma melhora na comunicação entre o auditor e a empresa?
Respondente 1: Facilitou a comunicação, pois além do uso do telefone temos também o acesso a e-mail. Além disso, possibilitou o registro das conversas e a comprovação das informações fornecidas.
Respondente 2: Melhorou bastante, principalmente na comunicação que é muito importante para o desenvolvimento do trabalho do auditor.
5.      Acha que as empresas valorizam o trabalho do auditor?
Respondente 1: Em função dos inúmeros escândalos promovidos pelas falhas de empresas de auditoria externa, a confiabilidade nos trabalhos do auditor está abalada. Acho que demandará certo tempo para reconquistarmos a confiança do mercado.
Respondente 2: O auditor é um aliado para o crescimento da empresa, por isso deveriam dar mais valor.
6.      De que forma a tecnologia poderá contribuir ainda mais para o trabalho do auditor?
Respondente 1:  Não consigo pensar em outra forma. Já acho que a contribuição foi dada.
Respondente 2: A informática falha também; seria mais fácil se pudéssemos confiar plenamente sem precisar conferir o resultado.
7. Hoje em dia, acha possível um auditor executar seu trabalho sem a informática?                                                                        
    Respondente 1: Praticamente impossível, pois o cliente não estaria disposto a pagar pelas horas a mais despendidas na execução dos trabalhos.
Respondente 2: Seria difícil, mas não impossível.
8.      Qual a importância da auditoria para as empresas?
Respondente 1: No caso da auditoria interna, garantir a confiabilidade dos controles internos das empresas auditadas. Já, no caso da auditoria externa, garantir para os investidores que os números contábeis registrados sejam fidedignos.
Respondente 2: É importante para prevenir e combater os erros e fraudes.